Carnaval

O Carnaval da Madeira apresenta uma grande variedade de atividades para que possa escolher, podendo optar por assistir ou por ser um participante ativo.

Na Ilha da Madeira, o Carnaval é vivido efusivamente e nas ruas há um intenso ambiente festivo. O ambiente carnavalesco, já muito enraizado nas tradições madeirenses, é vivido com muita alegria e boa disposição.


Conheça algumas das atividades inseridas nas Festas de Carnaval na Madeira:

→Sábado
O cortejo alegórico, a acontecer ao sábado à noite, no centro do Funchal, é assistido por milhares de turistas e de residente, e é uma das principais atrações do Carnaval da Madeira. É composto por cerca de  1.000 foliões, vestidos a rigor com os seus trajes , e por uma dezena de carros alegóricos minuciosamente enfeitados.  O cortejo é inaugurado com a abertura da música e  todos os intervenientes começam a desfilar entusiasticamente ao som das músicas escolhidas, com as coreografias, que são ensaiadas durante todo o ano,  e que contagiam com toda a alegria todos aqueles que assistem.

→ Terça

No dia de Carnaval, a terça-feira,  realiza-se o Cortejo Trapalhão, que noutros tempos era feito espontaneamente, na Rua da Carreira. A participação é aberta a todos, nacionais e estrangeiros, podendo fazer-se individualmente ou em grupo. A criatividade dos participantes não tem limites e abarca desde a sátira social e política, aos quadros tradicionais, até ao simples disfarce de caracterização. Quer assista ou participe neste cortejo, poderá partilhar, indubitavelmente, momentos de bom humor e de interação com o público.

→ Festa dos Compadres

A  Festas dos Compadres, que decorre em Santa, marca o inicio das celebrações carnavalescas.  Uma festividade tradicional, com caráter satírico, patente nos bonecos e bonecas confecionados. Há o julgamento do “compadre” e o julgamento da “comadre” com lugar a críticas sociais e políticas decorrentes no ano.  Depois, os compadres são queimados, como ato de punição.  Esta representação simboliza a regeneração da comunidade e pretende aliviar as tensões sociais, de modo a preparar  o novo ciclo que se avizinha com a chegada da Primavera.

→ Animação de Rua
Na quarta-feira antecedente ao Carnaval, na baixa Funchal, já prolifera o espírito de folia de ilhéus e de turistas. São diversas as iniciativas de animação de rua, nomeadamente, música carnalesca, arruadas, espetáculos e até atuações.  que incluem música carnavalesca, espetáculos, arruadas e atuações diversas.

→ “Assaltos” de Carnaval

Os “assaltos” combinados, são uma tradição do Carnaval da Madeira e decorrem no período antecedente ao Carnaval. São marcados com antecedência e os assaltantes levam para os convívios iguarias tradicionais tais como os sonhos e as malassadas.

→ Festas Temáticas

Nos bares e noutros locais de diversão noturna são organizadas noites temáticas, como a “Noite dos Hippies” ou como a “Noite dos Travestis”, em que as pessoas se divertem mascaradas com disfarces alusivos ao tema.

→ Carnaval das Crianças
Durante a manhã de sexta-feira, anterior ao dia de Carnaval, cerca de 1 milhar de pequenos foliões das cresces e escolas do Funchal, desfilam no centro da cidade, contagiando as ruas com toda a animação carnavalesca.

→ Carnaval Solidário

Sexta-feira, da parte da tarde,  antes do dia de Carnaval, é a vez dos foliões  Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, desfilarem pelo centro da cidade,  com destino ao Jardim Municipal. onde é realizado um espetáculo.