O Carnaval da Madeira apresenta uma grande variedade de atividades para que possa escolher, podendo optar por assistir ou por ser um participante ativo.
Na Ilha da Madeira, o Carnaval é vivido efusivamente e nas ruas há um intenso ambiente festivo. O ambiente carnavalesco, já muito enraizado nas tradições madeirenses, é vivido com muita alegria e boa disposição.
Conheça algumas das atividades inseridas nas Festas de Carnaval na Madeira:
→Sábado
O cortejo alegórico, a acontecer ao sábado à noite, no centro do Funchal, é assistido por milhares de turistas e de residente, e é uma das principais atrações do Carnaval da Madeira. É composto por cerca de 1.000 foliões, vestidos a rigor com os seus trajes , e por uma dezena de carros alegóricos minuciosamente enfeitados. O cortejo é inaugurado com a abertura da música e todos os intervenientes começam a desfilar entusiasticamente ao som das músicas escolhidas, com as coreografias, que são ensaiadas durante todo o ano, e que contagiam com toda a alegria todos aqueles que assistem.
→ Terça
No dia de Carnaval, a terça-feira, realiza-se o Cortejo Trapalhão, que noutros tempos era feito espontaneamente, na Rua da Carreira. A participação é aberta a todos, nacionais e estrangeiros, podendo fazer-se individualmente ou em grupo. A criatividade dos participantes não tem limites e abarca desde a sátira social e política, aos quadros tradicionais, até ao simples disfarce de caracterização. Quer assista ou participe neste cortejo, poderá partilhar, indubitavelmente, momentos de bom humor e de interação com o público.
→ Festa dos Compadres
A Festas dos Compadres, que decorre em Santa, marca o inicio das celebrações carnavalescas. Uma festividade tradicional, com caráter satírico, patente nos bonecos e bonecas confecionados. Há o julgamento do “compadre” e o julgamento da “comadre” com lugar a críticas sociais e políticas decorrentes no ano. Depois, os compadres são queimados, como ato de punição. Esta representação simboliza a regeneração da comunidade e pretende aliviar as tensões sociais, de modo a preparar o novo ciclo que se avizinha com a chegada da Primavera.
→ Animação de Rua
Na quarta-feira antecedente ao Carnaval, na baixa Funchal, já prolifera o espírito de folia de ilhéus e de turistas. São diversas as iniciativas de animação de rua, nomeadamente, música carnalesca, arruadas, espetáculos e até atuações. que incluem música carnavalesca, espetáculos, arruadas e atuações diversas.
→ “Assaltos” de Carnaval
Os “assaltos” combinados, são uma tradição do Carnaval da Madeira e decorrem no período antecedente ao Carnaval. São marcados com antecedência e os assaltantes levam para os convívios iguarias tradicionais tais como os sonhos e as malassadas.
→ Festas Temáticas
Nos bares e noutros locais de diversão noturna são organizadas noites temáticas, como a “Noite dos Hippies” ou como a “Noite dos Travestis”, em que as pessoas se divertem mascaradas com disfarces alusivos ao tema.
→ Carnaval das Crianças
Durante a manhã de sexta-feira, anterior ao dia de Carnaval, cerca de 1 milhar de pequenos foliões das cresces e escolas do Funchal, desfilam no centro da cidade, contagiando as ruas com toda a animação carnavalesca.
→ Carnaval Solidário
Sexta-feira, da parte da tarde, antes do dia de Carnaval, é a vez dos foliões Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, desfilarem pelo centro da cidade, com destino ao Jardim Municipal. onde é realizado um espetáculo.